Faltam 10 dias para as Eleições 2014

Nova marca das eleições 2014 nas dimensões 340x173, para ser utilizado com notícias.

De acordo com a Constituição Federal o voto é facultativo para os analfabetos, para quem tem 16 e 17 anos e para os maiores de 70 anos e obrigatório para os maiores de 18 e menores de 70 anos.

O horário de votação será das 8 horas até 17 horas. Apenas os eleitores que já estiverem na fila às 17h poderão votar depois desse horário. Os juízes, seus auxiliares e servidores da Justiça Eleitoral, os promotores eleitorais, os policiais militares em serviço, os eleitores maiores de 60 anos, os enfermos, as gestantes, as lactantes e os candidatos tem preferência na hora de votar.

No dia da eleição, o eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral deverá justificar sua ausência, em qualquer local de votação ou posto de justificativa de votos. Para isso ele deve estar munido do título de eleitor ou de um documento oficial de identificação com foto.

O Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), pode ser obtido nos cartórios eleitorais, nas páginas da internet do TRE/AL e do TSE e em qualquer seção eleitoral. Em Maceió haverá duas mesas receptoras de justificativas: uma no Fórum Eleitoral Desembargador Moura Castro e outra no Terminal Rodoviário João Paulo II (Rodoviária de Maceió), mas os eleitores poderão realizar a justificativa de voto em todas as outras seções do Estado.

Entre os diversos serviços ao eleitor, disponibilizados na página do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), existe um mecanismo que permite a busca do local de votação nas Eleições Gerais de 2014. A busca pode ser feita pelo nome do eleitor (desde que se tenha a data de nascimento e o nome completo da mãe) ou pelo número do título eleitoral.

Da mesma forma que fez com o Divulgacand, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desenvolveu um aplicativo para smartphones, similar ao sistema disponível em sua página e nas dos TREs. O aplicativo pode ser baixado atraves das páginas da Apple Storeou Google Play.

(AC)

ícone mapa

Avenida Aristeu de Andrade nº 377, Farol, Maceió/AL 
CEP 57051-090
Telefone: (82) 2122-7700

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento
TRE-AL: 13h às 19h (seg. à qui.) e 07h 30min às 13h 30min (sex)
Cartórios Eleitorais: 7h 30min às 13h 30min (seg. à sex.)

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido