Interior: presidente do TRE/AL percorre municípios neste domingo

 

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador Orlando Monteiro Cavalcanti Manso, percorreu, na manhã deste domingo (07), quatro municípios alagoanos. Na Barra de São Miguel, São Miguel dos Campos, Pilar e Rio Largo, Manso esteve com os juízes eleitorais para escutar sobre o clima nos municípios no dia da eleição.

Na Barra de São Miguel, o desembargador Orlando Manso esteve com o juiz auxiliar Gerônimo Roberto, que garantiu que o clima na cidade, que tem a presença de tropas federais, está tranquilo.

“Ninguém aqui é herói mas as atitudes que tomamos ao longo da semana garantiram um dia de eleição tranquilo na Barra de São Miguel. Só tivemos alguns problemas com posicionamento irregular de propagandas de candidatos”, comemorou o magistrado.

Com o juiz eleitoral da 18ª Zona, Hélio Pinheiro, em São Miguel dos Campos, o presidente do TRE/AL comemorou, ao escutar o depoimento do magistrado, o clima de tranquilidade na cidade. “Ficamos contentes em saber que nossa determinação de não permitir que policiais militares atuassem como seguranças de candidatos surtiu efeito. Ninguém pode contratar milícias para garantir sua segurança particular, pois quem precisa se sentir seguro e tranquilo é a população no momento de votar”, enfatizou Orlando Manso.

Pilar e Rio Largo

No município de Pilar, a aglomeração popular nas ruas da cidades era grande, mas o juiz eleitoral Carlos Bruno garantiu que está tudo sob controle na região. O magistrado ainda noticiou o presidente do TRE/AL sobre a prisão de cinco policiais militares que faziam a segurança de candidatos. O juiz ainda informou sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas na cidade e sobre a portaria que regulamenta que as comemorações, após o pleito, que só poderão acontecer até a meia-noite.

Finalizando seu roteiro da manhã, Orlando Manso se reuniu com a juíza eleitoral de Rio Largo, Luciana Cavalcante. A magistrada contou ao desembargador sobre os acontecimentos dos últimos dias, inclusive com a prisão de um dos candidatos à Prefeitura, Gilberto Gonçalves. Luciana Cavalcante destacou o apoio fundamental, segundo ela, dado pela ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Quando percebi que a situação aqui iria se complicar, entrei em contato direto com a presidente do TSE, que contatou imediatamente o governador do Estado, garantindo reforço no policiamento. Essa medida garantiu que o clima de normalidade voltasse a reinar na cidade, mas estamos atentos para qualquer eventualidade”, explicou a juíza.

No começo da tarde, o desembargador Orlando Manso e o corregedor regional eleitora, Ivan Vasconcelos Brito Júnior, se deslocaram aos municípios de União dos Palmares e Coruripe. Ambos retornarão a Maceió para o encerramento da sessão plenária do TRE/AL, às 17hs.

 (FGB)

ícone mapa

Avenida Aristeu de Andrade nº 377, Farol, Maceió/AL 
CEP 57051-090
Telefone: (82) 2122-7700

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento
TRE-AL: 13h às 19h (seg. à qui.) e 7h30 às 13h30 (sex.)
Cartórios Eleitorais: 7h30 às 13h30 (seg. à sex.)

Acesso rápido