Alagoas atinge meta do TSE no recadastramento biométrico

Dedo feminino no leitor biométrico.

A um dia do prazo final para o recadastramento biométrico no Estado, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) comemora, nesta quinta-feira (15), por ter alcançado a meta nacional do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que é a de recadastrar 75% do eleitorado total de Alagoas. Em todo o Estado, mais de um milhão e quatrocentos mil eleitores já estão quites com a Justiça Eleitoral.

“Não foi fácil ultrapassar as dificuldades iniciais e chegar a esse percentual de 75% de eleitores recadastrados antes mesmo do fim do prazo final. Quero ressaltar o essencial apoio do TSE que nos serviu de salutar suporte nos momentos mais adversos. O sucesso da revisão eleitoral em Alagoas não é apenas do TRE, mas de toda a Justiça Eleitoral e, em especial, do povo alagoano”, salientou o desembargador Orlando Monteiro Cavalcanti Manso, presidente do TRE/AL.

Orlando Manso ressaltou, ainda, que os números só não são melhores pelo fato das quatro maiores Zonas Eleitorais do interior terem iniciado o recadastramento há pouco mais de um mês, pelo atraso no envio de kits biométricos, e só encerrarão as atividades dia 09 de março. A prorrogação vale para os eleitores residentes em Palmeira dos Índios, Belém, Estrela de Alagoas, São Miguel dos Campos, Jequiá da Praia, Barra de São Miguel e Roteiro, Arapiraca, Craíbas, Feira Grande e Lagoa da Canoa.

“Se tudo tivesse saído conforme planejamos, o índice de recadastramento seria bem maior, pois apenas essas quatro Zonas que iniciaram com atraso concentram mais de 200 mil eleitores. Mas estamos muito satisfeitos por termos atingido a meta do TSE e daremos continuidade ao trabalho nos municípios restantes”, explicou o desembargador-presidente do TRE/AL.

Prorrogação na 14ª Zona Eleitoral

Em razão de ocorrências que prejudicaram o início dos trabalhos, a Presidência do TRE/AL também decidiu, conforme Portaria publicada na última semana, prorrogar até o dia 31 de janeiro o recadastramento biométrico na 14ª Zona Eleitoral, sediada no município de Porto Calvo, mas que também abrange as cidades de Campestre, Jundiá e Jacuípe. O eleitorado inicial da região é composto por cerca de 33 mil eleitores, sendo que 73% já fizeram a revisão biométrica.

----

Flávia Gomes de Barros

ícone mapa

Avenida Aristeu de Andrade nº 377, Farol, Maceió/AL 
CEP 57051-090
Telefone: (82) 2122-7700

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento
TRE-AL: 13h às 19h (seg. à qui.) e 7h30 às 13h30 (sex.)
Cartórios Eleitorais: 7h30 às 13h30 (seg. à sex.)

Acesso rápido