CNJ estabelece prazos para tribunais concluírem integração de novos serviços ao Jus.br

CNJ estabelece prazos para tribunais concluírem integração de novos serviços ao Jus.br

CNJ estabelece prazos para tribunais concluírem integração de novos serviços ao Jus.br

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estabeleceu prazos para que os tribunais brasileiros finalizem a integração de novos serviços ao Portal Jus.br, consolidando a plataforma como a principal porta de entrada digital para os serviços do Poder Judiciário. 

As novas funcionalidades — peticionamento inicialremessa de ofícios, cartas precatórias, cartas de ordem e encaminhamento de processos por declínio de competência — devem ser integradas por todos os tribunais e conselhos brasileiros até as seguintes datas: 

  • 10 de agosto de 2025: todos os tribunais e conselhos, exceto o Supremo Tribunal Federal (STF) e a Justiça Eleitoral, deverão integrar seus sistemas às funcionalidades de tramitação de ofícios, cartas precatórias e cartas de ordem; 
  • 10 de setembro de 2025: deverá ser concluída a integração dos serviços de peticionamento inicial e encaminhamento de processos por declínio de competência. 

Os prazos têm como referência o webinário técnico promovido em 10 de junho de 2025 pela equipe de Tecnologia da Informação do CNJ. A decisão ressalta que a atualização do sistema PJe, necessária para viabilizar a integração de algumas dessas funcionalidades, será concluída pelo CNJ nos próximos dias. 

Benefícios da integração 

Desenvolvido pelo Programa Justiça 4.0, parceria entre o CNJ e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Jus.br permite o acesso a uma ampla gama de serviços por magistrados, servidores, cidadãos e advogados, independentemente do sistema processual utilizado pelo tribunal de origem. 

“A medida integra os esforços do CNJ para ampliar a transformação digital no Judiciário e consolidar o Jus.br como a principal porta de entrada para os serviços eletrônicos da Justiça brasileira, promovendo maior agilidade, transparência e padronização no atendimento ao público”, explica o juiz auxiliar da presidência do CNJ e coordenador do Programa Justiça 4.0, Alexandre Libonati de Abreu.  

Programa Justiça 4.0 

Fruto de parceria entre o CNJ e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Programa Justiça 4.0 é uma iniciativa voltada para a transformação digital do Poder Judiciário e conta com o apoio do Conselho da Justiça Federal (CJF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior do Trabalho (TST), do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Texto: Vanessa Beltrame
Edição: Thaís Cieglinski
Revisão: Matheus Bacelar
Agência CNJ de Notícias

ícone mapa

Avenida Aristeu de Andrade nº 377, Farol, Maceió/AL 
CEP 57051-090
Telefone: (82) 2122-7700

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento
TRE-AL: 13h às 19h (seg. à qui.) e 07h 30min às 13h 30min (sex)
Cartórios Eleitorais: 7h 30min às 13h 30min (seg. à sex.)

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido