Escolas Judiciárias Eleitorais discutem ações visando às eleições 2022

Na oportunidade, o juiz Hélio Pinheiro foi aclamado para compor a direção do CODEJE.

XVII CODEJE - 12.11.2021

O juiz Hélio Pinheiro, diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) participou, na última semana, do XVII Encontro Nacional do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (CODEJE), que reuniu diretores e coordenadores das EJEs e assessores de comunicação da Justiça Eleitoral. Na oportunidade, o juiz Hélio Pinheiro foi aclamado para compor a direção do CODEJE.

A abertura solene do CODEJE ocorreu no pleno do Tribunal de Justiça do Maranhão. Osecretário da EJE/AL,Yuri Anísio, e a assessora de Comunicação do TRE de Alagoas, Flávia Gomes de Barros, integraram a comitiva da Justiça Eleitoral alagoana.

No primeiro dia do evento (11), ocorreram, simultaneamente, duas reuniões setoriais: uma delas envolveu os representantes das Escolas Judiciárias, outra foi realizada com os comunicadores da Justiça Eleitoral. Os coordenadores, os assessores e os servidores das EJEs, ao final dos debates, concluíram, entre outras decisões, pela necessidade de que o CODEJE cientifique formalmente os TREs sobre o planejamento nacional de capacitação referente a 2022. Ainda propuseram a retomada do programa “Pacto pela Cidadania”.

Os assessores de comunicação, em diálogo com a secretária de comunicação e multimídia do Tribunal Superior Eleitoral, Giselly Siqueira, e com a coordenadora de mídias e web do TSE, Fábia Galvão, trataram de diversos temas relativos à área, em destaque: a regulamentação da Política Nacional de Comunicação; a proposta de ações conjuntas para as eleições 2022; investimento em comunicação nas redes sociais e combate à desinformação; campanhas nacionais de educação política e esclarecimento dos sistemas eleitorais, entre outros assuntos.

No segundo dia do encontro (12), o período matutino foi reservado para a apresentação de quatro palestras: O enfrentamento à desinformação: as medidas adotadas pelo TSE (Júlia Barcelos, assessora da Presidência do TSE); Observação eleitoral no Brasil e a colaboração com a Justiça Eleitoral (professor Rodolfo Viana, integrante da Transparência Brasil); Projeto 90 anos da Justiça Eleitoral (Giselly Siqueira, secretária de comunicação do TSE); A importância de um projeto político pedagógico no contexto das EJEs (Acácia Kuenzer, doutora em Pedagogia).

Aclamação para compor a direção do CODEJE

Encerrando os trabalhos, no período da tarde da sexta, os coordenadores das EJEs apresentaram o relatório de trabalho da reunião ocorrida ontem. E, posteriormente, os diretores das Escolas Judiciária analisaram as proposições e lavraram a Carta do XVII CODEJE.

ícone mapa

Avenida Aristeu de Andrade nº 377, Farol, Maceió/AL 
CEP 57051-090
Telefone: (82) 2122-7700

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento
TRE-AL: 13h às 19h (seg. à qui.) e 7h30 às 13h30 (sex.)
Cartórios Eleitorais: 7h30 às 13h30 (seg. à sex.)

Acesso rápido