Novo presidente do TRE/AL destaca segurança do voto, manutenção da democracia e combate à desinformação

Em seu discurso de posse, desembargador Otávio Praxedes destacou esforço do órgão para realizar eleições em ano de pandemia mundial

Assinatura Otávio Praxedes Posse Destaque

Na última sexta-feira (08), o desembargador Otávio Leão Praxedes tomou posse como presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) para o biênio 2021/2023. Na solenidade de posse, que contou com o número restrito de convidados em virtude da pandemia do Covid-19, o desembargador destacou a segurança do sistema de votação brasileiro, a importância da Justiça Eleitoral para a manutenção da democracia e a preocupação constante com a desinformação.

“Em 2020, vivenciamos o império da democracia e, com toda dificuldade, a Justiça Eleitoral soube conduzir com responsabilidade a vontade popular que rege o nosso país. Prevaleceu o bom senso. Foi o momento em que as autoridades públicas tiveram que atentar não apenas aos ataques constantes à democracia e às instituições, com a desinformação, mas para os cuidados com a vida humana”, ressaltou Praxedes em seu discurso de posse.

O desembargador afirmou, ainda, que as eleições de 2020 foram atípicas mas necessárias, e respeitou tudo que preconiza a Constituição brasileira. Trazendo em seu discurso uma fala do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o novo presidente do TRE/AL destacou a eficiência da urna eletrônica.

“A urna eletrônica, no Brasil, ajudou a derrubar um passado onde as fraudes eleitorais faziam parte da história do país. Temos, sem sombra de dúvidas, o sistema de votação considerado o mais seguro do mundo, sempre respeitado o sigilo do voto e a livre manifestação do eleitor constitucionalmente assegurados. Não se pode olvidar que o poder econômico, o poder político e os meios de comunicação são capazes de influenciar sobremaneira o resultado das eleições, e esta é uma das maiores preocupações deste órgão e será sempre uma prioridade de combate em minha gestão”, disse Praxedes.

Homenagem ao poeta alagoano Jorge de Lima

Ainda em seu pronunciamento, o desembargador Praxedes relembrou o escritor e poeta alagoano Jorge de Lima, seu conterrâneo de União dos Palmares, e recitou um trecho do poema “Acendedor de Lampiões”, uma de suas obras mais conhecidas.

“Tal qual o acendedor de lampiões da literatura, espero que a Justiça Eleitoral, em minha gestão, venha trazer luzes sobre a turbidez da atual conjuntura da sociedade e contribuir para o fortalecimento da democracia em nosso país e em nosso Estado. Com essa esperança, consciente, entendo que as instituições manterão sua força pelo exemplo e não pela imposição”, afirmou.

O presidente do TRE de Alagoas ainda homenageou, em seu discurso, as instituições parceiras que garantiram a segurança, o apoio logístico e a tranquilidade ao processo eleitoral de 2020, entre elas Polícia Federal, Comando do 59º BIMtz, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Segurança Pública, Direção-Geral da Polícia Civil, Comando da Polícia Militar, Comando do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual, Ministérios Públicos Federal e Estadual, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação dos Magistrados de Alagoas (Almagis) e ao governo estadual.

Assumo o TRE de Alagoas em um momento desafiador que, a meu ver, trata-se de oportunidade de reafirmar os preceitos constitucionais, de defender as instituições e de seguir promovendo justiça, independente das circunstâncias ou adversidades, estes devem ser o norte da Justiça Eleitoral neste tempo em que vivemos”, finalizou o desembargador Otávio Leão Praxedes.

ícone mapa

Avenida Aristeu de Andrade nº 377, Farol, Maceió/AL 
CEP 57051-090
Telefone: (82) 2122-7700

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento
TRE-AL: 13h às 19h (seg. à qui.) e 7h30 às 13h30 (sex.)
Cartórios Eleitorais: 7h30 às 13h30 (seg. à sex.)

Acesso rápido