Presidente do TRE/AL faz balanço do 1º turno das eleições municipais

Desembargador Pedro Augusto Mendonça de Araújo se pronunciou durante sessão do Pleno na última semana

Des Pedro Augusto Homologação

Minhas Senhoras, meus Senhores


Diante dos acontecimentos dos últimos dias, sinto e tenho por dever relatar tudo o que ocorreu e as medidas que estão sendo adotadas no âmbito deste regional.

Passados mais de um ano e meio de planejamento das eleições, tivemos no último dia 15 alguns percalços que demandam esclarecimentos e aclaramentos.


O sistema de totalização passou, depois da eleição de 2018, a ter a totalização no TSE. Os boletins de urnas são encaminhados por sistema do TSE e totalizados lá.


No dia 15, mais de 94% dos boletins de urnas tinham sido enviados ao TSE, isso até às 23h30. Ocorre que o sistema apresentou diversas instabilidades, muito bem reportadas pelo Exmo. Sr. Ministro Barroso, quando apresentou os problemas relativos à inteligência de máquina do supercomputador da Oracle contratado pelo TSE, em coletiva de imprensa no dia 16.


Esse foi um dos pontos de embate no dia 15. Para além, o e-título, também reportado pelo Exmo. Sr. Ministro Barroso, como com problemas em sua arquitetura para suportar a demanda, apresentou inconsistências que dificultaram aos eleitores a identificação dos novos locais de votação em virtude da Transferência Temporária de Eleitor. Isso demandou forte suporte por parte de nossas equipes.


Pois bem. Somou-se a isso a questão da carga das mídias, pois tivemos problemas em aproximadamente 100 (cem) urnas no interior e 150 (cento e cinquenta) na capital. Isso gerou como resultado a necessidade de se redimensionar a logística, porquanto, muito embora fosse emitido o Boletim de Urna - BU e afixado no átrio dos locais de votação, a mídia física que permitiria a transmissão no ponto de transmissão apresentou problemas para salvar os dados, no que estamos investigando. Nesse tema, o próprio TSE apontou para dois fatos, falha humana durante a geração de mídias, ou volume menor de testes nos últimos simulados que não representaram as falhas de software encontradas, o que pode ser de maior representatividade em nosso TRE, cujo parque possui 64% das urnas do ano de 2009 e mídias verdes, as mais antigas. Não ficamos sós nesse problema, uma dezena de tribunais no País incidiram nesse fato, dentre eles São Paulo.


Todo esse volume, minhas senhoras e senhores, demandou a localização de mais de 250 urnas em poucas horas para finalizar a totalização, uma vez que não sendo gerada a mídia, as urnas, que seguem ao galpão logo depois de seu recolhimento, foram localizadas uma a uma para a extração dos dados.


Para tanto, montamos uma força tarefa com os abnegados servidores da sede, Alex Monte, Anna Azevedo, Carla Toledo, Cristiany Lopes, Emamanuel Constantino, Laércio Vitório, Luiz Henrique, Renata Ataída, Neilton, Leonardo, Daniel Couto, dos Chefes dos Cartórios da Capital e dos seus servidores, do Magistrado Superintendente do Fórum Eleitoral de Maceió, Dr. George Omena, dos demais Juízes das zonas da capital e dos Secretários da SAD, STI e o Diretor-Geral que ficaram acompanhando a localização e processamento de 150 urnas da capital e as do interior em um tempo recorde de 1h30min.


Tanto aconteceu dessa forma, que finalizamos às 1h58min a totalização e a junta transmitiu logo depois, com recepção às 2h03min no TSE.


Nesse passo, apresento aqui uma retificação ao quanto divulgado em sites na internet. Não fomos os últimos a totalizar. Vejam cada um dos TREs e verão que vários totalizaram depois das 2h03, ao menos 6.


Lado outro, no dia posterior, os dados não se encontravam atualizados, tanto que o TSE o fez às 9hs e lá consta o nosso envio às 2h03. Só que nesse comando restou omitida a totalização dos vereadores da capital, o que após várias gestões, que começaram desde cedo por parte da nossa STI e da nossa DG, tal qual no caso dos votos de Prefeito, foi efetuado o comando pelo TSE às 11hs do dia 16, mais uma vez com reporte de que os dados se referiam às 2h03min.


A par de tudo isso, esclareço que confio totalmente em nossa abnegada equipe e que estamos adotando todas as medidas necessárias: a) à melhoria do recolhimento das mídias, o que foi determinado à empresa terceirizada que contribui também para a delonga no recolhimento; b) para a criação de núcleo avançado de suporte à totalização; c) melhoria e expurgo de mídias antigas na nova preparação das urnas.


Essas são os esclarecimentos e complementos que apresento à Sociedade, com a confiança de que nossa equipe evoluiu e evoluirá muito e que no segundo turno superaremos as dificuldades internas, confiando também em melhorias no sistema de totalização.

icone mapa

Avenida Aristeu de Andrade nº 377, Farol, Maceió/AL 
CEP 57051-090
Telefone: (82) 2122-7700

 

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento
TRE-AL: 13h às 19h (seg. à qui.) e 7h30 às 13h30 (sex.)
Cartórios Eleitorais: 7h30 às 13h30 (seg. à sex.)

Acesso rápido