TRE/AL participa de evento que debateu a liberdade religiosa em Penedo

TRE/AL participa de evento que debateu a liberdade religiosa em Penedo

TRE/AL participa de evento que debateu a liberdade religiosa em Penedo

Na última quinta-feira (11), integrantes do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) participaram, em Penedo, de mais uma etapa do Projeto Caravanas em Defesa da Liberdade Religiosa, na comunidade quilombola Oiteiro. O evento, organizado pelo Tribunal de Justiça (TJ), promove debates sobre intolerâncias e racismo religioso e ofertou serviços gratuitos como a emissão de RG, título de eleitor, carteira de trabalho, consulta de processos cíveis, criminais e trabalhistas, além de resolução de demandas de baixa complexidade.


O juiz auxiliar e o assessor da Presidência, Diego Araújo Dantas e Hugo Leonardo Santos, integraram os debates. Para o servidor Hugo Santos, a ação em um local onde são realizadas celebrações de religiões de matriz africana representa o compromisso do Tribunal com a aproximação das pessoas que sofrem com preconceito e racismo religioso.


“O endereço das violências é certo e o que temos de legislação e políticas públicas, atualmente, não garante que essas pessoas tenham o acesso adequado aos serviços públicos. Atender os eleitores em uma comunidade quilombola representa que o TRE de Alagoas despertou para a inclusão, ainda que tardia, desta parcela da população que tanto necessita de um olhar atencioso e diferenciado”, explicou.


Ônibus Itinerante


Durante a manhã da sexta-feira (12), o ônibus itinerante do TRE de Alagoas atendeu 82 eleitores na comunidade quilombola Oiteiro, que existe desde o século 19 e, atualmente, conta com cerca de duas mil famílias descendentes de escravos que se refugiaram na região.


Através da ação, Felipe Gabriel Santos, de 16 anos, conseguiu emitir seu primeiro título de eleitor, para o poder exercer sua cidadania através do voto. “Vim tirar meu título de eleitor, estava ansioso para poder votar. Fazer isso aqui perto de casa é muito bom, facilita demais”, comemorou.

ícone mapa

Avenida Aristeu de Andrade nº 377, Farol, Maceió/AL 
CEP 57051-090
Telefone: (82) 2122-7700

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento
TRE-AL: 13h às 19h (seg. à qui.) e 7h30 às 13h30 (sex.)
Cartórios Eleitorais: 7h30 às 13h30 (seg. à sex.)

Acesso rápido