Segurança da Informação

A Política de Segurança da Informação, no âmbito da Justiça Eleitoral, é definida através da Resolução TSE nº 23.644 , de 1º de julho de 2021, que tem como objetivo traçar diretrizes para a preservação da integridade, da confidencialidade e da credibilidade dos ativos de informação.

No cenário atual, a informação digital adquiriu grande relevância constituindo um dos principais ativos organizacionais, devendo ser adequadamente protegida, o que tem sido tratado no escopo da Segurança de TI (Tecnologia da Informação). Vale destacar que a segurança da informação possui os seguintes atributos básicos:

  • Autenticidade : garante que a informação não foi modificada durante a comunicação entre o emissor e o receptor;
  • Integridade : garante que a informação esteja inalterada desde sua geração ou alteração autorizada;
  • Disponibilidade : garante que a informação esteja sempre disponível às pessoas autorizadas;
  • Confidencialidade : garante que a informação não será disponibilizada aos usuários sem a devida autorização.
  • Não repúdio (Irretratabilidade) : garante a impossibilidade de negar a autoria de uma transação realizada;
  • Conformidade : garante que o sistema deve seguir as leis e regulamentos vigentes relacionados ao processo.

No Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, a estrutura de gestão da segurança da informação é composta:

  1. pela Comissão de Segurança da Informação, instituída por meio da Portaria nº 278 , de 18 de julho de 2023;
  2. pelo Gestor de Segurança da Informação, designado pela Portaria nº 181/2022 , de 06 de maio de 2022;
  3. pela Equipe de Tratamento e Resposta a Incidentes de Redes Computacionais(ETIR), designado pela Portaria nº 194/2018 , de 24 de maio de 2018;
  4. pelo Comitê de Crises Cibernéticas, designado pela Portaria nº 61/2021 , de 10 de fevereiro de 2021;

Todos os arquivos publicados no Portal do TRE-AL a partir de 20/02/2019 podem ter sua integridade verificada por qualquer cidadão através da comparação do código hash SHA256, gerado a partir do arquivo cuja integridade deseja-se verificar, com o respectivo código encontrado na Tabela de Hashes do Portal TRE-AL.

Caso o código calculado seja igual ao encontrado na Tabela, então o arquivo é uma cópia do original publicado no Portal do TRE-AL. Caso contrário, trata-s um documento adulterado e deve ser desconsiderado.

Para verificar que a Tabela de Hashes utilizadas é valida, verifique sua integridade comparando seu hash com o Hash da Tabela de Hashes do Portal TRE-AL.

A Cartilha de Segurança para Internet é um documento com recomendações e dicas sobre como o usuário de Internet deve se comportar para aumentar a sua segurança e se proteger de possíveis ameaças. O documento apresenta o significado de diversos termos e conceitos utilizados na Internet, aborda os riscos de uso desta tecnologia e fornece uma série de dicas e cuidados a serem tomados pelos usuários para se protegerem destas ameaças.

Para saber mais, acesse https://cartilha.cert.br