Justiça Eleitoral regulamenta o PJE no âmbito do 1º grau

A resolução que trata sobre a regulamentação (nº 16.007) foi aprovada em dezembro do ano passado e, nos primeiros dias de 2020, a comissão responsável pela implantação do sistema em Alagoas já iniciou os trabalhos.

Logo PJE

Considerando os benefícios advindos da substituição da tramitação de processos físicos pelos processos eletrônicos, como expressão de responsabilidade ambiental e buscando, constantemente, atingir níveis de excelência em inovação, celeridade, segurança, eficiência e competência na gestão, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) regulamentou o Processo Judicial Eletrônico – PJE, no âmbito da 1ª instância da Justiça Eleitoral alagoana.

A resolução que trata sobre a regulamentação (nº 16.007) foi aprovada em dezembro do ano passado e, nos primeiros dias de 2020, a comissão responsável pela implantação do sistema em Alagoas já iniciou os trabalhos para que advogados e membros do Ministério Público tenham mais conhecimento da ferramenta para peticionar os processos, inclusive todos os relacionados às Eleições 2020.

A gestão processual, operacionalização e fiscalização do sistema ficarão sob a responsabilidade da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), Secretaria Judiciária (SJ) e Secretaria de Tecnologia da Informação (STI). De agosto a novembro do ano passado, 103 servidores dos cartórios eleitorais alagoanos foram treinados para operacionalizar o sistema.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em seu portal de Educação à Distância, disponibilizou aos servidores do TRE/AL, bem como aos juízes eleitorais, promotores eleitorais e advogados, um treinamento na modalidade EAD, com a tipologia de tutorial, também objetivando a capacitação dos usuários do sistema PJE.

O PJe vem sendo implantado na Justiça Eleitoral desde 2015, quando começou a ser utilizado inicialmente para a tramitação de algumas classes processuais originárias do TSE. Aos poucos, mais classes foram sendo incluídas à medida que o sistema foi sendo cada vez mais utilizado também pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Ano passado concluímos a implantação em todas as Zonas Eleitorais, com vistas às eleições municipais”, explicou o presidente do TRE/AL, desembargador Pedro Augusto Mendonça de Araújo.

ícone mapa

Avenida Aristeu de Andrade nº 377, Farol, Maceió/AL 
CEP 57051-090
Telefone: (82) 2122-7700

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento
TRE-AL: 13h às 19h (seg. à qui.) e 7h30 às 13h30 (sex.)
Cartórios Eleitorais: 7h30 às 13h30 (seg. à sex.)

Acesso rápido