Profissionais da saúde mental debatem depressão e suicídio com servidores

Psiquiatras, psicólogos e terapeutas propiciaram aos servidores e colaboradores um momento de muita interação e troca de experiências, abordando uma temática ainda pouco debatida nos ambientes de trabalho.

Psiquiatras, psicólogos e terapeutas propiciaram aos servidores e colaboradores um momento de mu...

A depressão e o suicídio foram os temas do evento “Papo de servidor: precisamos falar sobre depressão e suicídio”, realizado na manhã desta sexta-feira (27), no auditório do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL). Psiquiatras, psicólogos e terapeutas propiciaram aos servidores e colaboradores um momento de muita interação e troca de experiências, abordando uma temática ainda pouco debatida nos ambientes de trabalho.
“Foi com muita alegria que recebemos nossos servidores para esse evento, onde encaramos, juntos, assuntos que ainda tanto nos assustam e comovem. Esses profissionais de saúde mental garantiram um momento único, descontraído e repleto de interação, nos auxiliando a compreender esse universo ainda tão desconhecido e temido pela maioria de nós”, evidenciou o presidente do TRE/AL, desembargador Pedro Augusto Mendonça de Araújo.
O evento teve início com a fala da psiquiatra Marília Alencar, que abordou os aspectos clínicos da depressão e como combatê-los na ótica médica. Em seguida, os psicólogos Franklin Leal e Jadna Almeida falaram sobre depressão e suicídio, orientando os presentes a terem um olhar especial para os primeiros sintomas da doença e alertando para a importância de não julgar e de estar disponível para ajudar.
Falando sobre a importância de manter a qualidade de vida e a saúde mental, a terapeuta Carla Rosset mobilizou os servidores com dinâmicas e tratando sobre as técnicas que podem auxiliar a cura da depressão, como a terapia holística, a Programação Neuro Linguística (PNL) e o teatro terapêutico.
Mais qualidade de vida no ambiente de trabalho e nas relações pessoais
“Este momento foi muito importante para que a gente tenha noção do que temos que fazer quando nos depararmos com um caso de depressão, seja conosco ou com alguém próximo. Saio daqui disposta a pensar diferente, com foco no positivo, para garantir um pouco mais de tranquilidade para os meus dias, especialmente no ambiente de trabalho e nas relações pessoais”, afirmou uma das servidoras.
O vice-presidente e corregedor do TRE/AL, desembargador Otávio Leão Praxedes, participou ativamente do evento, bem como os desembargadores eleitorais substitutos Maria Valéria Lins Calheiros e Carlos Cavalcanti de Albuquerque Filho. O diretor-geral, Filipe Lobo Gomes, também estava presente. O evento foi organizado pela Assessoria Especial da Presidência, pelo Programa Mais Qualidade de Vida e pela Assessoria de Comunicação e Acessibilidade do Tribunal.
Saúde mental: uma preocupação da atual gestão
“A atual gestão tem uma preocupação toda especial com a saúde mental dos servidores e, esse evento de hoje, com certeza superou as nossas expectativas pela qualidade dos profissionais convidados, pelas dinâmicas empreendidas e pela interação que ocorreu entre os presentes. Novas atividades já estão sendo programadas para que retomemos o assunto em breve”, garantiu a assessora especial da Presidência, Valeska Emídio.
Ao final do evento, a organização sorteou alguns brindes entre os presentes, como massagens terapêuticas e consultas homeopáticas. Durante toda a manhã, a massoterapeuta Nancy Pinto realizou atendimentos de reflexoterapia gratuitamente para os servidores.

icone mapa

Avenida Aristeu de Andrade nº 377, Farol, Maceió/AL 
CEP 57051-090
Telefone: (82) 2122-7700

 

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento
TRE-AL: 13h às 19h (seg. à qui.) e 7h30 às 13h30 (sex.)
Cartórios Eleitorais: 7h30 às 13h30 (seg. à sex.)

Acesso rápido