PJe começa a ser utilizado nas Zonas Eleitorais de Maceió

A implantação do PJe na primeira instância da Justiça Eleitoral ocorrerá por etapas, nos meses de agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro deste ano.

TRE-GO PJe nas zonas - destaque lateral

Desde a última terça-feira (20), passou a ser obrigatória a utilização do Processo Judicial Eletrônico (PJe) para a propositura e tramitação das ações de competência das Zonas Eleitorais localizadas em Maceió, conforme estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A implantação do PJe na primeira instância da Justiça Eleitoral ocorrerá por etapas, nos meses de agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro deste ano.

Nas últimas duas semanas, técnicos da Secretaria Judiciária (SJ) do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), capacitaram os servidores que integram as cinco Zonas Eleitorais de Maceió (1ª, 2ª, 3ª, 54ª e 33ª). Além de agilizar o trâmite processual, o PJe contribui para que a prestação jurisdicional seja mais eficiente, econômica e sustentável. Ele também possibilita um acesso mais amplo e democrático aos cidadãos em geral, incluindo dois importantes atores envolvidos no processo eleitoral: os candidatos e os advogados que os representam.

O PJe vem sendo implantado na Justiça Eleitoral desde 2015, quando começou a ser utilizado inicialmente para a tramitação de algumas classes processuais originárias do TSE. Aos poucos, mais classes foram sendo incluídas à medida que o sistema foi sendo cada vez mais utilizado também pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Agora, é a vez das Zonas Eleitorais.Em setembro, o sistema será implementado nas localidades do interior, que, a exemplo das capitais, também dispõem de uma boa capacidade de conexão.

O objetivo é adotar o sistema em toda a primeira instância até o final deste ano, com vistas às Eleições Municipais de 2020.

icone mapa

Avenida Aristeu de Andrade nº 377, Farol, Maceió/AL 
CEP 57051-090
Telefone: (82) 2122-7700

 

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento
TRE-AL: 12h às 19h (seg. à sex.)
Cartórios Eleitorais: 7h30 às 14h30 (seg. à sex.)

Acesso rápido