Desembargador Otávio Leão Praxedes é empossado vice-presidente e corregedor do TRE/AL

Desembargador Otávio Leão Praxedes é empossado vice-presidente e corregedor do TRE/AL

Posse solene Praxedes

Quero que todos saibam que tenho sim a exata noção da importância e responsabilidade de se integrar este Tribunal Regional Eleitoral. Se o nosso país adotou a democracia representativa e se é expresso no art. 1º do nosso texto constitucional que todo poder emana do povo, então, é exatamente aqui, neste Tribunal, a foz onde desembocam os conflitos de interesse que estão na raiz do processo democrático brasileiro”, afirmou o desembargador Otávio Leão Praxedes, empossado na tarde desta terça-feira (16), como vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL).

A solenidade de posse aconteceu no auditório do Pleno do Tribunal e reuniu autoridades, magistrados, servidores do TRE/AL e do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), familiares e amigos do desembargador Praxedes, que foi conduzido ao local pelos desembargadores eleitorais Maria Valéria Lins Calheiros e Eduardo Campos Lopes.

O presidente do TRE/AL, desembargador Pedro Augusto Mendonça de Araújo, declarou aberta a sessão solene e, após a leitura do termo de posse, proferiu algumas palavras em homenagem ao desembargador Otávio Leão Praxedes, destacando-o como homem honrado e dotado da verve mais alta do comportamento democrático.

“Como gestor, assevero, foi um dos melhores presidentes que o Tribunal de Justiça já possuiu. Soube equilibrar os interesses de todos e saiu aclamado e ovacionado pelas grandes realizações deixadas. Fico muito satisfeito em compartilhar a direção dos desígnios da Justiça Eleitoral ao lado de tão brilhante e democrático gestor público”, endossou o presidente do TRE/AL.

Saudação de boas vindas feita pelo desembargador eleitoral Orlando Rocha

Coube ao desembargador eleitoral Orlando Rocha Filho fazer o pronunciamento de boas vindas ao novo vice-presidente e corregedor da Justiça Eleitoral alagoana. Em tom emocionado, o magistrado destacou a experiência do desembargador Otávio Praxedes nos mais de trinta anos de atuação no Judiciário alagoano, ressaltando sua personalidade simples, proba e sua dedicação com familiares e amigos próximos.

“O desembargador Otávio Leão Praxedes não se deixa embalar e nem influenciar por questões da modernidade e não se afasta de suas virtudes que são por muitos admiradas, principalmente por seus familiares e amigos, que estão dele bem mais próximos. Você é muito bem vindo e muito bem recebido nesta Corte. Desejo, em meu nome e dos meus pares, muito sucesso. Estaremos todos ao seu dispor para juntos enfrentarmos os obstáculos que se nos apresentam ao longo da caminhada”, concluiu Orlando Rocha Filho.

Em suas primeiras palavras como vice e corregedor do TRE/AL, o desembargador Otávio Praxedes ressaltou a “alegria por assumir essas nobres funções na Justiça Eleitoral, instituição respeitada por toda a sociedade por ser a guardiã de eleições democráticas e a tutora da cidadania, e que agora ganha ainda mais centralidade em virtude de recente decisão do Supremo Tribunal Federal, que fixou a competência desta Justiça Especializada para julgar crimes comuns, como corrupção e lavagem de dinheiro, quando conexos com delitos eleitorais”.

Possibilidade de realizar sonhos é o que torna a vida interessante”

Praxedes prosseguiu com seu pronunciamento enfatizando que, para realizar a missão de atuar na Justiça Eleitoral, procurará se esforçar para contribuir para o desenvolvimento e para elevar a imagem do TRE/AL. “Para tanto, atuarei como sempre atuei ao longo da minha jornada na magistratura: tendo a honestidade e a ética como guias e os princípios republicanos e democráticos como norte”, finalizou, destacando, ainda, que esta posse é a coroação de uma trajetória marcada pelo esforço contínuo e pelo trabalho diário, que contou com a contribuição de muitos.

Além dos desembargadores eleitorais do TRE/AL e da procuradora regional eleitoral substituta, Aldirla Pereira de Albuquerque, compuseram a mesa solene de posse o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Tutmés Airan de Albuquerque Melo, o procurador geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça, a deputada estadual Fátima Canuto e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Alagoas, Nivaldo Barbosa.

ícone mapa

Avenida Aristeu de Andrade nº 377, Farol, Maceió/AL 
CEP 57051-090
Telefone: (82) 2122-7700

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento
TRE-AL: 13h às 19h (seg. à qui.) e 7h30 às 13h30 (sex.)
Cartórios Eleitorais: 7h30 às 13h30 (seg. à sex.)

Acesso rápido