Presidente do TRE/AL participa de evento sobre Fake News na Unit

Presidente do TRE/AL participa de evento sobre Fake News na Unit

Seminário Fake News Oficial

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador José Carlos Malta Marques, participou, na última terça-feira (17), do seminário “Fake News – uma ameaça real nas redes sociais”. Organizado pela Cooperativa dos Jornalistas e Gráficos do Estado de Alagoas (Jorgraf), o evento aconteceu no auditório do campus Amélia Maria Uchôa, no Centro Universitário Tiradentes (Unit), em Cruz das Almas.

Na oportunidade, o desembargador Malta Marques falou aos presentes sobre os desafios da Justiça Eleitoral para identificar, processar e julgar os possíveis casos de fake kews durante o pleito eleitoral deste ano. “Nosso maior trabalho será conscientizar a população para o perigo da disseminação de notícias falsas. Mas também já estamos nos aprimorando para lidar com os casos que surgirão no período eleitoral, e nosso plano é sermos céleres desde a detecção até o julgamento dos casos de fake news”, enfatizou o presidente do TRE/AL.

Para o reitor da Unit, Dario Arcanjo de Santana, o assunto é essencial para a sociedade e de grande relevância. “O debate deu maior maturidade aos participantes. Entendemos que a discussão é de essencial importância para nossa sociedade, tendo em vista que hoje está customizado que as pessoas criam notícias que contribuem para a insatisfação e o comprometimento do cidadão brasileiro”, disse.

Finalizando seu pronunciamento, o presidente do TRE/AL falou sobre a importância dos mesários para a Justiça Eleitoral, enaltecendo sua função como fundamental para a realização de uma eleição. O advogado Messias de Souza, especializado na área eleitoral e com atuação em Brasília, e o professor da PUC-RS, Celso Schröder, ex-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), foram os principais palestrantes do seminário, que foi transmitido ao vivo através da TV Web Tribuna Hoje e das redes sociais da Jorgraf.

ícone mapa

Avenida Aristeu de Andrade nº 377, Farol, Maceió/AL 
CEP 57051-090
Telefone: (82) 2122-7700

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento
TRE-AL: 13h às 19h (seg. à qui.) e 7h30 às 13h30 (sex.)
Cartórios Eleitorais: 7h30 às 13h30 (seg. à sex.)

Acesso rápido