Alagoas: mais de 25 mil mesários atuarão nas Eleições 2018

Alagoas: mais de 25 mil mesários atuarão nas Eleições 2018

Mesários

Mais de 25 mil alagoanos deverão atuar como mesários nas eleições de outubro próximo, nas mais de 6300 seções espalhadas por todo o Estado. Entre voluntários e convocados, estes cidadãos são os grandes responsáveis pelo bom funcionamento dos locais de votação no dia da eleição. Desde 2016, além dos treinamentos presenciais, os mesários podem se capacitar on-line através da modalidade de ensino a distância (EAD).

Quando se fala em trabalhar nas eleições como mesário, auxiliando a Justiça Eleitoral, muitas pessoas não atentam para as vantagens desse trabalho voluntário. Entre elas está o direito a dois dias de dispensa no trabalho, sendo mais dois dias de dispensa para quem participar do treinamento. Além disso, a atuação servirá como critério de desempate em concursos públicos. Outro benefício é destinado ao mesário universitário, que terá direito, ainda, a 30 horas de crédito na grade extracurricular”, destacou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador José Carlos Malta Marques.

Para os servidores públicos, o exercício da atividade de mesário será considerado como critério de desempate, em caso de promoção. Com a entrega de certificado, ainda há o reconhecimento público de serviços prestados à Justiça Eleitoral.

Não podem atuar como mesários os candidatos e seus parentes, mesmo que por afinidade, até o segundo grau e os menores de 18 anos. Quem for convocado e não puder comparecer, deve apresentar um pedido de dispensa ao juiz eleitoral, que avaliará caso a caso. Para ser mesário, o eleitor deve estar regular perante a Justiça Eleitoral.

Para se inscrever como mesário voluntário, basta acessar o site do TRE/AL (www.tre-al.jus.br) e preencher o formulário de inscrição. Esta inscrição irá para o cadastro de reserva do cartório eleitoral de sua respectiva Zona e será submetida aos critérios de aceitabilidade.

“Se inscrever como mesário voluntário já demonstra interesse em contribuir para o processo de fortalecimento da democracia, aperfeiçoando a consciência crítica cidadã. Este cidadão passa a ser o representante da Justiça Eleitoral perante a sua comunidade, nos dias das Eleições”, enfatizou o desembargador Malta Marques.

icone mapa

Avenida Aristeu de Andrade nº 377, Farol, Maceió/AL 
CEP 57051-090
Telefone: (82) 2122-7700

 

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento
TRE-AL: 13h às 19h (seg. à qui.) e 7h30 às 13h30 (sex.)
Cartórios Eleitorais: 7h30 às 13h30 (seg. à sex.)

Acesso rápido