Escola Judiciária Eleitoral: jovens de Pilar participam de palestra

Escola Judiciária Eleitoral: jovens de Pilar participam de palestra

Pilar Palestra EJE

Aproximadamente 150 jovens estudantes do município de Pilar participaram, na manhã desta quarta-feira (27), de uma palestra organizada pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE), do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL). O juiz eleitoral da 8ª Zona, Sandro Augusto dos Santos, recepcionou os desembargadores eleitorais e membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que prestigiaram o evento, assim como o promotor eleitoral Jorge Dória.

“Como juiz eleitoral de Pilar, fico muito feliz por termos a presença de um órgão do TRE aqui, buscando, principalmente, responder aos questionamentos desses jovens tão sedentos por informação e que são as principais ferramentas de transformação social do nosso município”, comemorou o juiz Sandro Augusto.

Com a atribuição de levar o tema “cidadania e democracia” aos estudantes, o desembargador eleitoral Paulo Zacarias da Silva fez um retrospecto da história do Brasil desde o tempo da monarquia e concluiu seu pronunciamento falando sobre a importância da formação de um eleitor consciente, que deve ser, acima de tudo, um cidadão exemplar.

Em um momento de interação com os alunos, o vice-diretor da EJE, desembargador eleitoral Luiz Vasconcelos Netto, falou sobre as semelhanças do processo de escolha dos representantes de classe com a eleição. Todos tiveram a oportunidade de falar sobre suas atividades e fizeram questionamentos diretos aos advogados e membros do TRE/AL.

Reinaldo, aluno da rede pública de 17 anos, disse que a palestra foi muito importante para orientar os jovens sobre seu papel no processo democrático, especialmente no que se refere à conscientização para o combate aos crimes eleitorais e venda de votos. “Votei pela primeira vez ano passado e estou feliz porque fiz minha escolha consciente. A presença de pessoas da Justiça Eleitoral aqui é muito importante para abrir os olhos da juventude, para que a gente coloque na cabeça que nossa vida não é apenas festa e curtição, também temos responsabilidades e deveres”, enfatizou.

Participaram do momento de interação com os estudantes os desembargadores eleitorais Alberto Maya de Omena, Luiz Vasconcelos Netto, Orlando Rocha Filho, Paulo Zacarias da Silva e Maria Valéria Lins Calheiros. Servidores da 8ª Zona Eleitoral e da Secretaria Municipal de Educação também estiveram presentes.

ícone mapa

Avenida Aristeu de Andrade nº 377, Farol, Maceió/AL 
CEP 57051-090
Telefone: (82) 2122-7700

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento
TRE-AL: 13h às 19h (seg. à qui.) e 7h30 às 13h30 (sex.)
Cartórios Eleitorais: 7h30 às 13h30 (seg. à sex.)

Acesso rápido