Justiça Eleitoral terá novos portais a partir da semana que vem

A partir da próxima semana, os portais da Justiça Eleitoral terão novo formato, moderno e de fácil navegação para proporcionar mais facilidades aos usuários. O novo leiaute dos portais traz gradientes – efeitos de transições entre cores – que se harmonizam e tons pastéis.

Site desenvolvido pela Universidade Virtual do Maranhão em parceria com o Núcleo de Educação à D...

A partir da próxima semana, os portais da Justiça Eleitoral terão novo formato, moderno e de fácil navegação para proporcionar mais facilidades aos usuários. O novo leiaute dos portais traz gradientes – efeitos de transições entre cores – que se harmonizam e tons pastéis. Incorpora elementos de flat design, gerando um resultado mais harmônico visualmente.

Os novos portais buscaram a simplicidade dos elementos, com clareza e valorização do estilo clean e um design a partir de formas simples, trazendo clareza e harmonia em interfaces e ilustrações. O novo modelo foi desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em parceria com os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

A reformulação dos portais da Justiça Eleitoral foi promovida com base em critérios como estatísticas de acessos, relatórios realizados por origem do usuário e por dispositivos usados para acessar os portais, rótulos de menu utilizados nos sites de outros tribunais e relatório da auditoria feita pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no portal do TSE a respeito da Lei de Acesso à Informação.

Também foram utilizados critérios com base em benchmarking em sites que foram premiados no quesito “usabilidade”. Esse processo busca as melhores práticas que conduzem a um desempenho melhor, com a comparação do desempenho entre outros sistemas. Os técnicos também se utilizaram de outros critérios, como a revisão da arquitetura da informação dos portais, para melhorar a organização, excluir duplicidades e promover ajustes nos nomes dos menus, por levantamento das principais tendências do mercado.

Os tribunais regionais eleitorais colaboraram com pesquisas de opinião, experiência do usuário, arquitetura da informação, acessibilidade, usabilidade e escrita web e tecnologias modernas utilizadas na área de desenvolvimento de construção de sites.

icone mapa

Avenida Aristeu de Andrade nº 377, Farol, Maceió/AL 
CEP 57051-090
Telefone: (82) 2122-7700

 

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento
TRE-AL: 12h às 19h (seg. à sex.)
Cartórios Eleitorais: 7h30 às 14h30 (seg. à sex.)

Acesso rápido