Rezoneamento é tema de reunião entre membros do TRE/AL e prefeitos alagoanos

Rezoneamento é tema de reunião entre membros do TRE/AL e prefeitos alagoanos

TRE e AMA

Na manhã desta segunda-feira (10), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador José Carlos Malta Marques, e outros desembargadores eleitorais discutiram o rezoneamento com prefeitos e representantes dos municípios alagoanos. A reunião aconteceu na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e tratou da Resolução nº 23.520, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O presidente do TRE/AL solicitou o apoio dos prefeitos por defender que a economia, que gira em torno de R$ 160 mensais, enfraquece o processo eleitoral, em especial os eleitores e servidores das Zonas Eleitorais. “Fizemos um estudo que deve extinguir 13 zonas eleitorais do interior e vamos apresentar ao TSE em agosto. Porém, levarei a minha sugestão pessoal de que não haja esse remanejamento em Alagoas, já que a economia é insignificante em face dos prejuízos para a população”, afirmou.

Os desembargadores eleitorais Orlando Rocha Filho, Luiz Vasconcelos Neto e Maria Valéria Lins Calheiros também participaram da reunião, além da procuradora regional eleitoral Raquel Teixeira e do assessor jurídico da Presidência do Tribunal, Edney dos Anjos, responsável pela apresentação do projeto do rezoneamento para os prefeitos.

Falando em nome dos demais prefeitos, o presidente da AMA, Hugo Wanderley, enfatizou a grande preocupação de todos os gestores com a possibilidade da extinção de Zonas Eleitorais e remanejamento de sedes. “Vamos nos mobilizar como prefeitos e, juntos com a bancada federal, tentar reverter essa situação. Mas desde já destaco a importância do presidente do TRE vir discutir conosco esta questão, mostrando que a Justiça Eleitoral está preocupada em se aproximar dos gestores para solucionar, conjuntamente, esta problemática”, disse.

Já o prefeito de Satuba, Paulo Acioly, enfatizou que os prefeitos não deveriam aceitar a imposição feita pelo TSE. Segundo ele, “é muito penoso para a população quando um município fica órfão de um Poder. Gestor honesto não pode aceitar o distanciamento da Justiça em sua gestão e por isso vamos mobilizar todos os prefeitos para modificar este absurdo”.

Extinção e remanejamento de Zonas Eleitorais

Em Alagoas, as 55Zonas Eleitorais serão reduzidas para 37. Também haverá remanejamento das sedes de Zonas, de acordo com o estabelecido na Resolução nº 23.520, do TSE

Com o processo de rezoneamento em Alagoas, deverão ser extintas a 4ª Zona, sediada em Anadia, a 23ª em Capela, a 24ª em Colônia Leopoldina, a 25ª em Maragogi, a 30ª em Igreja Nova, a 32ª em Piranhas, a 35ª em Junqueiro, a 36ª em Limoeiro de Anadia, a 38ª em Piaçabuçu, a 41ª em Santa Luzia do Norte, a 42ª em Olho D’Água das Flores, a 43ª em Maribondo e a 52ª zona eleitoral, situada no município de Matriz de Camaragibe. 

(FGB)

icone mapa

Avenida Aristeu de Andrade nº 377, Farol, Maceió/AL 
CEP 57051-090
Telefone: (82) 2122-7700

 

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento
TRE-AL: 13h às 19h (seg. à qui.) e 7h30 às 13h30 (sex.)
Cartórios Eleitorais: 7h30 às 13h30 (seg. à sex.)

Acesso rápido