Presidente do TRE/AL comemora tranquilidade no período eleitoral

Dia da Eleição 01

Ao fim do processo eleitoral de 2016, o desembargador Sebastião Costa Filho, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), avaliou como tranquilos os dois turnos das eleições em Alagoas. A integração dos órgãos ligados à segurança pública, atuando de forma inédita com operações conjuntas em todo o Estado, foi o grande destaque do período, ainda de acordo com a avaliação.

Nossa preocupação com o processo eleitoral começou nos primeiros meses do ano, quando realizei várias reuniões com os atuais prefeitos de todos os municípios alagoanos, alertando-os que nossa atuação seria firme e não seriam tolerados crimes ou corrupção eleitoral. Depois, focamos no diálogo entre as forças de segurança pública, pois havia uma grande preocupação com todos os envolvidos, dos magistrados aos eleitores mais humildes”, apontou o desembargador Sebastião Costa Filho.

Pela primeira vez em Alagoas, todas as instituições públicas responsáveis pela segurança pública apresentaram um plano de atuação conjunto, diretamente interligado ao TRE/AL. Várias reuniões foram realizadas, inclusive com a presença de juízes e promotores, para que as polícias soubessem da realidade e necessidades de todas as Zonas Eleitorais.

Sob o comando do secretário de Segurança Pública de Alagoas, coronel Lima Jr, gestores das Polícias Federal, Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros, da Polícia Rodoviária Federal e da Guarda Municipal, foram os responsáveis, na avaliação do desembargador-presidente do TRE/AL, pela eleição mais segura de todos os tempos no Estado.

Para Costa Filho, “embora várias operações foram deflagradas e várias prisões feitas durante todo o período eleitoral, estou certo que esta atuação conjunta inibiu consideravelmente vários atos que culminariam em crimes ou ilícitos eleitorais”.

Outro destaque feito pelo presidente do TRE/AL é a atuação dos servidores da Justiça Eleitoral, segundo ele, grandes responsáveis pela consolidação de eleições tranquilas em todas as 55 Zonas Eleitorais alagoanas. “Sempre destaquei publicamente o excelente corpo técnico que compõe o TRE/AL, mas neste período tive a certeza do comprometimento coletivo com a eleição, mesmo com todas as dificuldades que enfrentamos em tempo de corte orçamentário e crise política em todo o Brasil”, citou o desembargador.

Para os próximos meses, o desembargador Sebastião Costa Filho espera concluir, o quanto antes, o julgamento dos processos relacionados às eleições deste ano. “Com a sensação de dever cumprido, seguiremos firmes no julgamento dos processos, especialmente das prestações de conta, para garantir que todo o período eleitoral seja finalizado o quanto antes, provando para os alagoanos que a Justiça Eleitoral está comprometida com a transparência e licitude de seus atos”, concluiu.

(FGB)

icone mapa

Avenida Aristeu de Andrade nº 377, Farol, Maceió/AL 
CEP 57051-090
Telefone: (82) 2122-7700

 

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento
TRE-AL: 13h às 19h (seg. à qui.) e 7h30 às 13h30 (sex.)
Cartórios Eleitorais: 7h30 às 13h30 (seg. à sex.)

Acesso rápido