Escolas podem se cadastrar online para receber programas voltados às crianças e jovens de Alagoas

Por meio de eventos como palestras, concurso de redação e da realização de um processo eleitoral...

Formar cidadãos mais conscientes de seu papel na construção de uma sociedade livre e democrática e ampliar o contingente de eleitores jovens, entre 16 e 17 anos. Esses são os principais objetivos dos Programas da Justiça Eleitoral Eleitor Jovem e Eleitor do Futuro. Buscando beneficiar um número maior de instituições públicas e privadas de ensino com os programas, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) está disponibilizando um cadastro online para que os gestores informem que gostariam de levar os projetos para suas escolas.

Para cadastrar sua instituição educacional, o diretor deve acessar no site do TRE/AL (www.tre-al.jus.br) um formulário para cadastrar sua escola, indicando quais atividades pretendem desenvolver, além do local e datas, tudo de acordo com a conveniência do seu calendário escolar.

A utilização do cadastro através da internet objetiva expandir o número de escolas participantes. A Escola Judiciária Eleitoral (EJE), responsável pelo desenvolvimento dos programas, tem atuado com a realização de palestras, ações envolvidas com cidadania, e até mesmo com a eleição dos representantes de turmas se dando nos moldes de uma eleição real – com registro de candidatos, propaganda e utilização de urna eletrônica”, explicou o juiz Alexandre Lenine, diretor da EJE do TRE/AL.

Em Alagoas, o cadastro está voltado às escolas de Maceió, mas as instituições de ensino do interior, caso queiram os Programas Eleitor do Futuro e Eleitor Jovem atuando junto aos seus estudantes, devem procurar o cartório eleitoral de suas cidades.

Queremos alcançar milhares de futuros eleitores alagoanos mais conscientizados, contemplando escolas públicas e privadas, formando cidadãos mais conscientes e que exercem o exercício crítico da cidadania, descobrindo novos sabores sociais”, enfatizou Lenine.

(FGB)

ícone mapa

Avenida Aristeu de Andrade nº 377, Farol, Maceió/AL 
CEP 57051-090
Telefone: (82) 2122-7700

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento
TRE-AL: 13h às 19h (seg. à qui.) e 7h30 às 13h30 (sex.)
Cartórios Eleitorais: 7h30 às 13h30 (seg. à sex.)

Acesso rápido